Você sabe quando trocar o óleo de motor do seu carro?

Aqui no Posto de Óleo Suzano a troca do óleo lubrificante é realizada seguindo as especificações e o prazo de cada fabricante contidas no manual do proprietário, veja algumas situações abaixo:

Quilometragem: Hoje em dia o mais comum é realizar a troca de óleo ao completar 10.000 quilômetros rodados a partir da última troca. (Claro que isso temos que verificar no manual de cada carro ou consultar um profissional da área)

Tempo: Caso você não rode os 10.000 km em até 6 meses, será necessário verificar qual a condição atual do óleo lubrificante, nesses casos para manter a vida útil do motor recomenda se trocar duas vezes ao ano.

Condições de uso: Urbano, Rodoviário ou Misto.

Uso urbano é aquele que o veículo roda somente dentro de centros urbanos/cidades, é considerando severo pelo fato de rodar pequenos percursos, engarrafamentos, lombadas, semáforos, “o famoso anda e para” assim exigindo mais do lubrificante e diminuindo a vida útil do mesmo.

Uso rodoviário é aquele que o veículo roda em rodovias por longas distancias e períodos, assim o motor trabalha com mais folga e numa marcha mais leve, assim não exigindo tanto do lubrificante e prolongando sua vida útil.

Uso misto é aquele que o veículo roda nas duas situações acima, vamos dizer que um meio termo, não exige muito do motor e não roda sempre por longas distancias e períodos. (Geralmente quem usa dessa forma atinge os 10.000 km dentro dos 6 meses)

Em resumo, consultando a vários manuais e mecânicos, o mais comum é trocar o óleo do motor a cada 10.000 Km (lembrando que não é uma regra), caso o motor não rodar os 10.000 Km no prazo de 6 meses, os aditivos (componentes químicos) desse lubrificante, não estará protegendo o motor com tanta eficácia, nesses casos recomenda se trocar o lubrificante duas vezes ao ano.

Dicas e informações:

Ao realizar a trocar de óleo na data certa, você aumenta o desempenho e a vida útil do motor, além de gerar economia de combustível.

A função do óleo lubrificante é de evitar o desgaste na hora da partida, além da oxidação, corrosão e a formação de ferrugem, é também responsável pelo resfriamento e limpeza das peças do motor como: pistão, mancais, camisas, anéis, engrenagens entre outras.